De acordo com a Bíblia, Dorcas era uma mulher temente a Deus e que realmente buscava seguir o mandamento de amar ao próximo e ajudar os pobres e necessitados. Para tanto, confeccionava túnicas e outras peças de vestuário as viúvas de sua região.
Nesse propósito, o Ministério Dorcas nasceu da união de um grupo de mulheres cristãs, costureiras, com coração missionário. As irmãs confeccionam peças diversas (tapetes, jogos americanos, caminhos de mesa, entre outros) que são convertidas em contribuições para o trabalho missionário batista, seja em âmbito local, estadual, nacional ou mundial.
O trabalho missionário batista, como pode ser melhor visto na página do Ministério de Missões, anuncia o nome de Jesus e o Evangelho, mas também, realiza um relevante serviço social, que vai desde o preparo de alimento para pessoas em vulnerabilidade social em nossa cidade, até o acolhimento a dependentes químicos nas Cristolândias, dos refugiados na fronteira com a Venezuela e até a realização de trabalhos sociais na África e na Ásia.