Nossa estrutura

1º VICE – PRESIDENTE DA IGREJA

Atribuições

a) Substituir o Presidente (pastor) em sua falta ou em seus eventuais impedimentos, também assumindo o cargo, em caso de ausência de pastor, até que a PIBI defina, em Assembleia Extraordinária, um novo Pastor conforme Estatuto da PIBI;

b) Assinar os documentos previstos no Estatuto da PIBI.

2º VICE – PRESIDENTE DA IGREJA

Atribuições

  1. Auxiliar o 1º vice-presidente e substituí-lo em sua falta ou em seus eventuais impedimentos.

1ª SECRETÁRIO DA IGREJA

Atribuições

a) Redigir, lavrar em livro próprio e assinar as atas das Assembleias da PIBI, apresentando-as para aprovação da Igreja assinando-as em conjunto com o presidente após a referida aprovação;

b) Receber e despachar correspondências administrativas;    

c) Manter em ordem a documentação e arquivos administrativos, fichários e livros de atas da PIBI;

d) Manter em ordem o rol de membros e seus cadastros;

e) Administrar e organizar o recadastramento bienal;

f) Assinar com o Pastor e o tesoureiro, escritura de compra e venda, hipoteca e alienação de bens moveis e imóveis, sempre mediante autorização prévia, nos termos do Estatuto da PIBI.

2ª SECRETÁRIO DA IGREJA

Atribuições

  1. Auxiliar o 1º secretário e substituí-lo em sua falta ou em seus eventuais impedimentos.

1º TESOUREIRO DA IGREJA

Atribuições

a) Determinar todos os procedimentos relativos à organização contábil, fiscal e financeira da PIBI;

b) Receber, guardar e escriturar os valores da Igreja e efetuar os pagamentos por ela autorizados e apresentar balancetes mensais e balanços anuais às Assembleias da Igreja;

c) Abrir, movimentar e liquidar contas em bancos, em nome da Igreja, assinando sempre com o pastor;

d) Assinar com o Pastor e secretário, escrituras de compra e venda, hipoteca de bens imóveis, sempre que forem autorizados pela Igreja nos termos do Estatuto da PIBI.

2º TESOUREIRO DA IGREJA

Atribuições

  1. Auxiliar o 1º tesoureiro nas suas funções e substituí-lo em sua falta ou em seus eventuais impedimentos.

COMISSÃO DE EXAMES DE CONTAS (FINANÇAS)

Atribuições

  1. A função principal dessa comissão é examinar mensalmente, os registros de contabilidade emitidos pela tesouraria da igreja — como o livro do caixa, os extratos, as notas fiscais e os recibos —, verificando possíveis falhas e desarranjos nessas contas;
  2. A comissão deve, de preferência, protocolar essa entrega em assembleia ordinária devidamente assinado;
  3. A verificação dos registros deve ser feita a fim de implantar um padrão de contabilidade para que qualquer pessoa, mesmo sem ter conhecimento sobre assunto, possa entender de onde vêm os recursos da instituição e como é gasta a verba arrecadada com os dízimos e as ofertas, garantindo, assim, maior transparência relacionada às finanças da igreja.

MINISTÉRIO DE JOVENS

Atribuições

  1. O Ministério Jovem é uma organização formada por todos os Jovens e Adolescentes da PIBI que tem como objetivo maior, viver com autenticidade os princípios bíblicos, visando o engrandecimento do Reino de Deus aqui na Terra;
  2. O Ministério Jovem tem como missão fornecer elementos que venham promover um maior relacionamento entre Jovens e Adolescentes, buscando o fortalecimento do grupo e, consequentemente, da igreja em si, sem que haja para isso perda de identidade entre as faixas etárias unidas;
  3. O Ministério Jovem tem como propósito principal praticar tudo que a Palavra de Deus nos ensina com relação ao nosso próximo. Levar a Mensagem da Cruz constitui a essência do Ministério Jovem. Para isso, programações dentro das faixas etárias e/ou programações visando o grupo como um todo serão elaboradas com qualidade para que todos os jovens possam ter às mãos ferramentas adicionais para trabalhar em prol da divulgação do Evangelho;
  4. O Ministério Jovem também tem como meta capacitar Jovens e Adolescentes para a liderança, ou seja, capacitá-los para que possam assumir responsabilidades dentro e/ou fora da PIBI, a partir da troca de experiências entre as faixas etárias e através das programações que serão elaboradas visando este fim.

MINISTÉRIO DE CASAIS

Atribuições

  1. Promover encontros de casais visando à evangelização, comunhão e fortalecimento espiritual;
  2. Realizar encontros que atendam necessidades específicas do grupo;

c)   Apoiar o Ministério de Casais de Namorados e Noivos, juntamente com o Ministério Jovem;

  • Proporcionar aos casais uma reflexão acerca dos fundamentos do casamento, levando-os a basear o seu relacionamento conjugal de acordo com os preceitos deixados por Deus em Sua Palavra;
  • Levar os casais a terem um relacionamento mais profundo com Deus, sendo testemunha do poder de Deus nas famílias e falar do amor de Jesus para aqueles que ainda não O conhecem.

MINISTÉRIO DE MÚSICA (ADORAÇÃO)

Atribuições

  1. Despertar e capacitar pessoas em todas as áreas do ministério de louvor (vocal, expressão, operação de som, instrumentos musicais, e afins);
  2. Promover o ensino sobre adoração a toda a igreja;
  3. Zelar pela vida de testemunho de cada pessoa que participar do ministério de música;
  • Estimular o hábito de orar com todos os integrantes da equipe de louvor e com as demais pessoas, sempre antes dos cultos ou de outras programações da igreja;
  • Estimular as pessoas a participarem das programações com musicas, encenação teatral, poesias ou outras, sempre observando o objetivo do culto, a fim de torna-lo mais diversificado;
  • Organizar a escala (equipe de louvor, mensagens musicais e regência), e entregá-la ao pastor sempre na penúltima semana de cada mês;
  • Fazer a atualização periódica da relação de cânticos, observando criteriosamente a grafia (erros de ortografia) e o conteúdo doutrinário dos mesmos;
  • Organizar as músicas no Data Show cuidando para que todas estejam prontas para serem usadas quando necessário;
  • Realizar periodicamente ensaios com o ministério de louvor, sempre com bastante tempo de Antecedência;
  • Estimular a aquisição e uso do HCC (Hinário para o Culto Cristão) e do CC (Cantor Cristão), com mais frequência;
  • Programar, juntamente com os outros ministérios, as atividades festivas, tais como aniversário da igreja, acampamentos, programações de fim de ano, e outras;
  • Implantar e manter na igreja um melhor meio de visualização dos cânticos e hinos, a fim de facilitar a participação de todos.

MINISTÉRIO DE EVANGELISMO E MISSÕES

Atribuições

  1. Despertar todos os crentes da igreja para a proclamação do evangelho de Cristo às pessoas com as quais pode contatar no seu dia-a-dia;
  2. Executar programas de evangelização na comunidade e em outras áreas;
  3. Levar os membros da igreja a se envolverem em pelo menos uma atividade evangelística regular, de acordo com seus dons e talentos pessoais;
  4. Providenciar e preparar a literatura evangelística (Bíblias, Novos Testamentos, folhetos, estudos bíblicos, folhetos, etc.);
  5. Realizar pesquisas evangelísticas em áreas de possível atuação da igreja;
  6. Promover a capacitação de pessoas na arte da evangelização, realizando trabalho prático em atividades regulares ou especiais;
  7. Enviar correspondências para os convidados, quanto antes possível;
  8. Montar um acervo de literatura evangelística, e arquivá-la;
  9. Promover as campanhas de missões;
  10. Despertar na igreja o amor pela obra missionária em todos os níveis;
  11. Estimular nas pessoas o hábito de orar continuamente pelos desafios missionários, juntamente com o Ministério de Oração;
  12. Promover a capacitação de pessoas no âmbito de missões;
  13. Informar com regularidade a situação da obra missionária na congregação, no Brasil e no mundo;
  14. Desenvolver e apoiar projetos missionários;
  15. Estabelecer alvos desafiadores para as campanhas missionárias.

MINISTÉRIO DE AÇÃO SOCIAL

Atribuições

  1. O Ministério de Ação Social tem o objetivo de desenvolver projetos para que os membros da PIBI tenham a oportunidade de fazer o bem, como Jesus o fez e Paulo nos comissionou também a fazer, para que o evangelho todo, alcance o homem todo e todos os homens;
  2. Promover assistência social a pessoas menos favorecidas e em risco social, proporcionando a elas a possibilidade de se desenvolverem integralmente;
  3. Servir de elo entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda, intermediando recursos financeiros, doações e serviço voluntário para a manutenção e o desenvolvimento de dos projetos da PIBI.

MINISTÉRIO DE ORNAMENTAÇÃO

Atribuições

  1. Responsabilizar-se pela arrumação e boa ornamentação de toda a igreja nos dias de atividades regulares e especiais, impedindo a ocorrência de danos ao seu patrimônio;
  2. Examinar cuidadosamente a situação do santuário, no mínimo uma vez antes do inicio de cada culto, corrigindo as deficiências encontradas, verificando o aspecto e limpeza dos bancos, cadeiras instrumentos, flores e ornamentação adequada e outros itens relacionados;
  3. Coordenar-se com o Ministério de Patrimônio para que este atenda aos requisitos fixados com relação à ornamentação e limpeza básica de todas as dependências da igreja;
  4. Verificar também a apresentação das salas anexas para as demais atividades da igreja, visando o bem-estar de seus frequentadores;
  5. Providenciar a aquisição normal e eventual de qualquer material decorativo, requerendo antecipadamente à Tesouraria os recursos necessários e, sempre, apresentando orçamento, notas e recibos de compras;
  6. Juntamente com a Zeladoria coordenar as atividades extra-eclesiásticas que dependam de ornamentação (formaturas, casamentos, aniversários), acertando com os interessados diretos os encargos a limpeza posterior;
  7. Zelar também pelo aspecto exterior do templo, cuidando da limpeza das janelas, paredes, jardins, etc.

MINISTÉRIO DE ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO

Atribuições

  1. Montar os planos necessários de construção e reforma da igreja, e zelar pelo estado físico do seu patrimônio;
  2. Planejar e coordenar a execução de construções e reformas diversas em todas as dependências da igreja e em outros patrimônios da mesma;
  3. Responsabilizar-se pelo projeto de desenvolvimento de qualquer construção ou reformas necessárias ao patrimônio da igreja;
  4. Planejar e desenvolver com os demais Ministérios campanhas específicas para levantamento de recursos financeiros em prol dos projetos de construção e reformas na igreja;
  5. Tombar todo o patrimônio da igreja, registrando-o devidamente em documentos apropriados, controlando sua vida útil e organizar o almoxarifado de bens e outros recursos;
  6. Supervisionar o serviço de limpeza, sob os aspectos de disciplina e limpeza, não permitindo a deteriorização do patrimônio físico da igreja;
  7. Estudar e orientar a igreja no que se refira a aquisição e concertos de equipamentos em geral;
  8. Analisar e controlar, juntamente com a diretoria estatutária, os pedidos de utilização de qualquer patrimônio da igreja, e providenciar os devidos termos de responsabilidade, a fim de garantir a conservação, devolução ou restituição do bem a ser requerido;

MINISTÉRIO DE PROGRAMAS ESPECIAIS E COZINHA

Atribuições

  1. O Ministério de Programas Especiais é responsável pela coordenação e execução de todas as atividades previstas no calendário de atividades da igreja tais como: aniversário da igreja, semana da família, dia das mães, dos pais, do pastor, esposa do pastor, da criança, conferências cívico-religiosas e outras que lhe forem atribuídas;
  2. Organizar equipe de trabalho na Cozinha;
  3. Recrutar pessoas para o ministério;
  4. Promover eventos, tais como Almoços, Chá, Lanches e Cantinas;
  5. Organizar os dias de cantinas dos ministérios;
  6. Relacionar e manter catalogado utensílios;
  7. Manter o controle da dispensa.

MINISTÉRIO DE INTRODUÇÃO

Atribuições

  1. O Ministério de Introdução é responsável pelo bom andamento dos cultos. Assim, tudo o que ocorre em cada culto é de nossa responsabilidade: antes, durante e depois;
  2. Primeiramente, e antes do início de cada culto, deve cuidar da organização do púlpito (avisos, água, etc.), da colocação dos envelopes de dízimo nos bancos, da ordem nas galerias, da colocação dos gazofiláceos em seus locais, da distribuição dos colaboradores em cada posto, etc.
  3. Procurar também identificar pessoas chaves que poderão ser úteis durante o culto: Diáconos, Data Show, Sonoplastia, etc.;
  4. Durante o culto, além de estar atentos para qualquer pedido do pastor, é função recepcionar os irmãos com alegria encaminhando-os para o melhor local possível. Também sempre que zelar pelo bem estar de todos para que aqueles que estejam cultuando não passem qualquer tipo de constrangimento ou infortúnio. Procuramos sempre evitar distrações com ocorrências que possam desviar a atenção dos participantes;
  5. Olhar periodicamente os veículos estacionados, para ver se os mesmos estão em ordem;
  6. Antes de tudo o introdutor é um servo de Deus, pronto a servir, disposto a orientar, corrigir, ouvir muitas reclamações, doar sua vida em prol do bem estar do seu próximo, sem, no entanto estar aparecendo durante os eventos. Ele realmente trabalha nos bastidores e tem um papel muito importância na igreja, e que exige muita paciência e atenção, características primordiais para atuar nesse ministério.

MINISTÉRIO DE ORAÇÃO (INTERSEÇÃO)

Atribuições

  1. O Ministério de Intercessão tem por objetivo dar cobertura espiritual a todos os ministérios da Igreja, lideranças, às famílias, clamando para que o Senhor possa trazer à existência, por meio da oração intercessória os projetos que Deus deseja realizar por meio do Corpo de Cristo;
  2. O Ministério de Intercessão “crê” no poder da Palavra e da Oração Intercessória;
  3. Realizar Intercessão nos cultos. (antes e durante os cultos);
  4. Cobertura de intercessão ao Ministério pastoral (Pastores e suas Famílias);
  5. Apoio a ministérios e igrejas, na cobertura de eventos, acampamentos e seminários;
  6. Realização de vigílias e campanhas de oração;
  7. Apoio aos cultos de oração da quarta feiras.

MINISTÉRIO INFANTIL (BERÇÁRIO)

Atribuições

  1. O ministério infantil tem como responsabilidade o desenvolvimento de cultos infantis durante as mensagens;
  2. Apoiar as famílias cuidando dos bebês de berço nos horários das atividades da igreja, EBD e Cultos;
  3. Cuidar para que o Berçário esteja em condições para sua utilização;
  4. Saber com as mães se há algum cuidado especial necessário ao bebê, tais como: mamadeiras, fraldas;
  5. Orientar as mães para não ficarem no berçário. O Ministério existe para que elas possam estar nos cultos e EBD;
  6. Anotar qualquer necessidade ou ocorrência fora do comum e comunicar ao líder do ministério, para que providências sejam tomadas;
  7. Ministério Infantil, é um Ministério com propósitos de Evangelizar e discipular as crianças para que cresçam na presença do Senhor e sigam os seus mandamentos;
  8. Orientar e ensinar os voluntários, capacitando-os no trabalho com as crianças.

MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO

Atribuições

  1. O Ministério de Comunicação tem como objetivo levar a mensagem de Cristo até seu público-alvo, abençoando vidas pelo poder do Evangelho. Para tanto, auxilia os demais ministérios na elaboração de artes gráficas, vídeos, eventos, realiza as transmissões ao vivo dos cultos e alimenta o portal institucional e as redes sociais da PIBI na internet;
  2. O departamento mantém uma única essência: SERVIR;

DEPARTAMENTO JURÍDICO

Atribuições

  1. Assessorar, sempre que solicitada, a Assembleia Geral sobre aspectos jurídicos que envolvam suas deliberações, assuntos estatutários, regimentais e regras parlamentares;
  2. Assessorar o Conselho Administrativo, sempre que solicitada, sobre aspectos jurídicos de suas decisões, análise de instrumentos contratuais, dentre outras funções afins, emitindo, quando necessário, pareceres que visem à orientação de condutas adequadas;
  3. Acompanhar os processos judiciais ou administrativos sob o patrocínio de profissionais contratados pela Igreja;

DEPARTAMENTO CONTÁBIL

Atribuições

  1. A contabilidade é uma ciência essencial para todos os tipos de gestão, o que inclui tanto empresas com fins lucrativos como igrejas. No entanto, no caso das instituições religiosas, é

bastante comum ocorrerem erros nos registros contábeis da tesouraria, o que pode ser ocasionado por uma possível falta de preparo dos integrantes deste departamento. Dessa maneira, faz-se necessária a criação de um departamento contábil para revisar e fiscalizar as informações financeiras da igreja;

  • Cabe também o departamento acompanhar os andamentos das obrigações contábeis junto ao contador da Igreja.

SUPERINTENDENTE DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL (DIRETORIA)

Atribuições

  1. A função básica da Escola Bíblica Dominical é ser uma organização que esteja desenvolvendo atividades ministeriais fundamentais para o benefício da Igreja. Estas atividades incluem estudar a Bíblia, ministrar, atingir pessoas, e obter comunhão, as quais podem ser realizadas mais efetivamente e mais pessoalmente em um ambiente de pequenos grupos, do que em uma congregação maior;
  2. Nossa EBD deve estar organizada para atender às necessidades de todos os grupos etários, de bebês a idosos, em ambientes e usando métodos de aprendizado apropriados para cada nível de desenvolvimento;
  3. Promover seminários e capacitação aos professores.

SECRETARIO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Atribuições

  1. Conhecer e saber executar todos os trabalhos pertinentes à Secretária da Escola Dominical, bem como orientar seus auxiliares no trabalho que tenham a fazer;
  2. Providenciar para que haja sempre na escola o material necessário ao bom funcionamento da mesma. Isto inclui formulários, cadernetas, livros e materiais auxiliares de ensino;
  3. Chegar cedo e verificar a arrumação da escola;
  4. Ter prontas para distribuição as Cadernetas de Chamada ou outro sistema;
  5. Preparar o Relatório Dominical com todo esmero, para lê-lo ao ser convidado, no fechamento da EBD;
  6. Matricular os novos alunos e manter o fichário sempre atualizado;
  7. Registrar nome e endereços de visitantes;
  8. Guardar e zelar pelos livros, cadernetas e documentos próprios da Escola Dominical;
  9. Cadastrar os alunos (as) da Escola com os respectivos endereços, data de nascimento e de casamento, quando for o caso.